Para que serve Loceryl ?



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

       Loceryl® (cloridrato de amorolfina) creme é indicado para o tratamento de micoses de pele causadas por fungos filamentosos, como tínea do pé (pé-de-atleta), tínea da virilha (micose de virilha), tínea do corpo (micose do corpo), tínea da mão (micose da mão). Além disso, é também indicado para o tratamento da candidíase cutânea (infecção fúngica, podendo infectar vagina, boca e áreas úmidas na pele) e pitiríase versicolor (micose superficial caracterizada por alterações na pigmentação cutânea).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

       O produto combate os fungos causadores das micoses de pele. O tratamento, em geral, deve ser mantido durante 2 ou 3 semanas. Nas micoses dos pés, o tratamento pode necessitar de 6 semanas.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

       Não use o medicamento se você for alérgico aos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 12 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

       Informe ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Não há dados adequados sobre o uso de amorolfina em mulheres grávidas ou lactantes (mulheres em período de amamentação). Loceryl® creme não deve ser utilizado durante a gravidez e/ou lactação, a não ser que seja claramente necessário e com orientação do médico ou cirurgião-dentista. Mulheres em fase de amamentação não devem utilizar Loceryl® creme na área do peito. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Crianças: O produto não deve ser utilizado em crianças com menos de 12 anos de idade, a menos que seja prescrito pelo médico, pois não foi estabelecida a segurança de uso nesta faixa etária. Todos os medicamentos podem causar reações alérgicas; apesar de a maioria ser branda, algumas podem ser graves. Se isso acontecer, pare de usar o produto, remova-o lavando a pele com água e sabão e consulte imediatamente um médico. Nesses casos, o produto não deve ser reaplicado. Você deve procurar imediatamente um médico caso perceba os seguintes sintomas: - Dificuldade em respirar - Inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta; - Erupção cutânea grave na pele. Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

       Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Loceryl® (cloridrato de amorolfina) é um creme homogêneo e opaco de cor branca ou quase branca. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

       Aplicar nas áreas afetadas da pele uma vez ao dia (à noite). O tratamento deve ser continuado sem interrupção até a cura clínica e durante 1-2 semanas após o desaparecimento das lesões. Em geral, o tratamento deve ser mantido por pelo menos 2 ou 3 semanas. Nas micoses dos pés, o tratamento pode necessitar de até 6 semanas. O tratamento deve ser mantido até o completo desaparecimento das lesões. Pacientes idosos: Usar a mesma posologia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

       Em caso de esquecimento, aplique o produto assim que se lembrar e volte a aplicar no dia seguinte à noite, da maneira usual. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

       As reações adversas são raras e de natureza leve na maioria dos casos. Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Irritação da pele (vermelhidão, coceira e/ou sensação de queimação na pele). Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): Dermatite de contato, que é uma reação alérgica inflamatória da pele devido ao contato com o produto. Frequência desconhecida (reações reportadas pós-comercialização. A frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis): Reação alérgica sistémica (reação alérgica grave que pode ser associada ao inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta, dificuldade em respirar e/ou erupção cutânea grave). Suspenda o uso em caso de reações de hipersensibilidade e procure orientação médica. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

       O produto destina-se ao uso tópico exclusivamente. Caso ocorra ingestão acidental, procure atendimento médico para as medidas apropriadas. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. DIZERES LEGAIS MS nº: 1.2916.0036 Farm. Resp.: Dra. Carla Sapiensa Justino - CRF-SP n° 31.358 Importado e registrado por: Galderma Brasil Ltda. Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, Km 9 - Condomínio Tech Town 13186-904 - Hortolândia – SP CNPJ 00.317.372/0004-99 Fabricado por: Laboratoires Galderma Zone Industrielle de Montdésir 74540 Alby-sur-Chéran França Atendimento ao Consumidor  0800-015 55 52 sac@galderma.com Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 19/06/2020. Loceryl® (cloridrato de amorolfina) Galderma Brasil Ltda. ESMALTE 50 mg/mL (Apresentação sem a Tampa-Aplicador) LOCERYL® cloridrato de amorolfina APRESENTAÇÃO Esmalte terapêutico para unhas contendo 50 mg/mL de amorolfina (na forma de cloridrato de amorolfina). A embalagem do produto pode conter uma das seguintes apresentações: - 1 frasco de vidro âmbar contendo 2,5 mL de esmalte + 10 espátulas + 30 lixas de unhas + 30 compressas embebidas em álcool isopropílico; ou - 1 frasco de vidro âmbar contendo 1,25 mL de esmalte + 10 espátulas, sem os demais acessórios. USO DERMATOLÓGICO (UNHAS) USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada mL contém: amorolfina* (na forma de cloridrato de amorolfina).................................................... 50 mg veículo....................................................................................................................q.s.p. 1 mL Veículo constituído por copolímero do ácido metacrílico, triacetina, acetato de butila, acetato de etila e álcool etílico. *correspondente a 55,74 mg de cloridrato de amorolfina